top of page

Conheça o IVCF-20

O Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20 (IVCF-20) é um instrumento de reconhecimento rápido dos principais problemas de saúde da pessoa idosa, sendo considerado um dos quatro melhores instrumentos do mundo para avaliação da fragilidade.

A validação do instrumento foi realizada em 2016 pelo professor Edgar Nunes de Moraes e sua equipe do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG. 

Seu desenvolvimento seguiu rigorosamente os fundamentos do Modelo Multidimensional de Saúde do Idoso, no qual a capacidade funcional, representada pela autonomia (decisão) e independência (execução) na realização das atividades de vida diária (AVD), representa o principal elemento.

Dessa forma, o IVCF-20 avalia a funcionalidade global da pessoa idosa (AVD), a cognição, o humor, a mobilidade (alcance, preensão e pinça; capacidade aeróbica muscular; alterações da marcha; presença de quedas e continência esfincteriana), comunicação (visão e audição) e a presença de comorbidades múltiplas (polifarmácia, polipatologia e internação recente).

LP IVCF20.png

Seja habilitado a usar o IVCF-20 e a tornar-se um multiplicador desta metodologia.

Clique no botão e faça sua inscrição no Minicurso Online de Habilitação para o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20).

A simplicidade e rapidez na aplicação, com duração média de 5 minutos, permite que seja utilizado em qualquer cenário de atendimento de idosos (ambulatório, domicílio, hospital, ILPI, pronto atendimento, etc) e por qualquer profissional de saúde (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico, psicólogo, dentista, assistente social, gerontólogo, musicoterapeuta, agente comunitário de saúde, cuidador, etc) ou pelo próprio idoso e sua família.

m010t0516_d_flyer_template_24aug22.png

O IVCF-20 é livre para uso somente nas seguintes condições:

1.⁠ ⁠Para pesquisas científicas 
2.⁠ ⁠Para iniciativas sem fins lucrativos
3.⁠ ⁠Para entidades públicas governamentais e não governamentais mediante 
certificado de autorização emitido somente pela MedLogic.

 

É, portanto, vedada a incorporação tecnológica, do IVCF-20, bem como seu algoritmo, modelo ou layout visual sem o formal consentimento do autor, Prof. Dr. Edgar Nunes de Moraes, por meio do certificado de autorização citado acima.

 

O uso do IVCF-20 por meio de tecnologia somente é autorizado quando feito nas próprias ferramentas já disponibilizadas no website do próprio IVCF-20 ou de parceiros oficialmente autorizados, como a MedLogic.
 

bottom of page